Cidadania Italiana: Quem tem direito?

Olá pessoal, eu sou a Lu, sejam muito bem vindos ao nosso blog. Este é o primeiro de uma série de posts sobre cidadania italiana, esse é um assunto muito especial pra mim, pois por muito tempo eu sonhei com dia que iria fazer o reconhecimento da minha cidadania, e agora que estou com a cidadania na mão eu quero ajudar vocês a realizarem este sonho também, se esse assunto te interessa vem comigo.

Só pra lembrar que o processo de cidadania italiana é algo pessoal e pode mudar muito de um caso para outro. Tudo que eu vou falar pra vocês aqui é baseado na minha experiência pessoal e em tudo que eu estudei para fazer o meu processo, eu não sou assessora de cidadania nem nada do tipo, ok?

Então vamos lá, em 2019 fui pra Itália para fazer o reconhecimento da minha cidadania italiana, e no dia que peguei minha carteira de identidade italiana postei no Instagram uma foto, e fiquei surpresa com o tanto de perguntas que eu recebi sobre o tema:

Lu como eu sei se tenho direito a tirar a cidadania italiana?
Que documentos eu preciso? tem que traduzir?
Como eu encontro os documentos do meu antenato?
Mas não da pra fazer o reconhecimento pelo consulado da Itália no Brasil? porque você foi fazer na Itália?
O que você achou de fazer com assessor? quanto custou? Porque você não foi fazer por conta?

Foram muitas dúvidas mesmo, e nessa série de posts eu vou contar tudo pra vocês!



Então a pergunta que não quer calar, como eu sei se tenho direito a cidadania italiana? As 3 maneiras mais comuns de você conseguir a cidadania italiana são:

Cidadania Italiana por Matrimonio

Quando você se casa com um Italiano, você pode pode obter a cidadania italiana, esse tipo de cidadania se chama naturalização por matrimonio e também vale para pessoas com dupla cidadania, por exemplo, eu sou brasileira e italiana então o meu marido Caio, após alguns anos da data do nosso casamento, pode entrar com o pedido para obter a naturalização por matrimonio dele e então se tornar cidadão italiano também. Quem sabe mais pra frente quando nós fizermos o processo dele eu volto pra contar mais pra vocês sobre quais as regras e com funciona.

Morar legalmente na Itália por um longo período de tempo

Se você morar na Itália legalmente por 10 anos, você também obtém o direito de dar entrada no processo para adquirir a cidadania italiana, esse tipo de cidadania é bem comum nos países aqui na Europa.

Cidadania Italiana por descendência

E a terceira forma é a cidadania por descendência ou no Italiano cidadania Jure Sanguinis, que é como eu fiz a minha. O meu avô é Italiano, ele nasceu na Itália, e portante ele pode transmitir a cidadania italiana dele para todos os seus descendentes.

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a cidadania por descendência não tem limite de gerações, ou seja, não importa se é o seu avô, bisavô, trisavô, tataravô, e por aí vai, mesmo que já se passaram várias gerações você tem o direito sim. Já corre mandar mensagem pra família toda perguntando se eles sabem se algum dos seus antepassados veio da Itália, quem sabe né?

Luana meu bisavô é italiano mas nem meu pai, nem meu avô reconheceram a cidadania italiana deles, eu posso reconhecer a minha mesmo assim ou tenho que esperar eles reconhecerem a cidadania italiana deles e só depois eu posso fazer a minha?
Sim você pode fazer o reconhecimento da sua cidadania mesmo sem o seu pai, seu avô, etc, terem feito o reconhecimento da cidadania deles, isso não interfere no seu processo. Por exemplo no meu caso o meu avô é italiano, meu pai ainda não reconheceu a cidadania italiana dele, e eu consegui reconhecer a minha normalmente.

Agora prestem bem atenção nessas regrinhas que eu vou falar a seguir, porque elas podem complicar o seu processo:


Descendência Italiana por via Materna


Se a sua descendência é por uma linha paterna, ou seja se o italiano é seu pai, avô ou bisavô, etc, está tudo certo não tem com o que se preocupar, mas se a sua descendência é por via materna a italiana que vai te passar a descendência é sua mãe, avó ou bisavó, assim por diante, pode ser que você não consiga fazer como eu fiz e tenha que fazer o seu processo por via judicial. mas porque? Até o ano de 1948 as mulheres não possuíam direitos na Itália e portanto não poderiam passar a cidadania a seus descendentes nascidos antes de 1948. Essa é uma regra chatinha se vocês se interessarem me fala aqui nos comentários que eu posso fazer um post só falando disso.


O italiano que está te transmitindo a descendência se naturalizou brasileiro?


Outro fato determinante é saber se o italiano se naturalizou brasileiro quando veio morar no Brasil, pois se um italiano se naturaliza brasileiro todos os filhos que ele tiver depois dessa data serão apenas brasileiros e então não tem direito à obter a cidadania italiana. Para saber se o seu antenato se naturalizou ou não você precisa tirar um documento aqui no Brasil que se chama CNN (certidão negativa de naturalização) nós vamos falar mais sobre este documento em um outro post.


Tá bom Luana, descobri que tenho direito a cidadania italiana e agora qual é o primeiro passo? que documentos eu preciso? Esse é o tema do nosso próximo post, fiquem ligados!